O Colégio

banner-o-colegio3

O Colégio

Desde seu início, o Açoreana sempre enfatizou uma atuação participativa de seus alunos na construção da aprendizagem. Uma história com amplo sentido de cidadania, que valoriza a flexibilidade, cooperação, as competências para o mundo do trabalho, a habilidade na construção das relações humanas, a consciência crítica e sensibilidade.
A educação escolar assim como a concebemos, se amplia além da “formação acadêmica”. Consideramos função da escola, aliada às famílias, investir na construção da identidade voltada ao sentido de cidadania que lhe é implícito. A escola, por ser um laboratório vivo das práticas sociais é, por excelência, o lugar onde as crianças e adolescentes tem a possibilidade de aprender a conviver e construir os valores democráticos para uma cidadania responsável, dentre os quais destacamos:

• O respeito às diferenças;
  • A solidariedade;
  • A responsabilidade;
  • A autonomia moral;
É através da vivência cotidiana no ambiente escolar que esta construção se efetiva.

Proposta Pedagógica do Colégio

Acreditamos que o processo de aprendizagem funciona como uma engrenagem, uma cadeia em que toda a comunidade escolar deve estar em sintonia. E que o ensino eficaz envolve professores capacitados e comprometidos com o processo de aprendizagem dos alunos, bem como pais presentes, atuantes e parceiros da escola.

Nosso projeto educativo parte do pressuposto que aprender não é simplesmente reproduzir um conhecimento dado, mas sim, um processo interior de construção de significados. As situações de ensino são planejadas a partir do diagnóstico sobre conhecimentos prévios dos alunos, prevendo sempre o estímulo das operações de pensamento, porque é através de processos de comparação, identificação com semelhanças e diferenças, deduções e hierarquização das informações que se promove a contínua ampliação da rede de conhecimentos de cada indivíduo.

Quadro Docente

Raquel de Souza Rodrigues